Olá, pessoal! Mary falando!! o/
Ok, tenho algumas mil-explicações para dar, certo? Ok, como algumas pessoas sabem, meu colégio tem dois módulos de ensino, que o aluno pode escolher: info e regular. O regular é mais fácil do que o info, por ter seis aulas todo dia e não ter nada de computação, e abrange bem mais horário de aulas do que o info, tendo uma proporção de 2:1 para cada aula do info.
Já o info (que é o que eu estou fazendo) tem muito mais matérias de computação (Introdução ao Sistema Operacional, Programação, Arquitetura de Computadores e afins) e muito menos aulas de matérias normais (tipo português, matemática). E temos uma média de sete aulas por dia e duas vezes por semana, até oitava aula (mais especificamente, de terça e sexta). Para vocês terem noção, mal tive um mês de aula e já fiz quatro provas escritas e três provas orais! Sem contar os milhares de trabalhos...
*Mary começando a sufocar, faz uma pausa e continua a falar*
Ufa... Enfim, deu para perceber que eu estou um pouco enrolada na escola, certo? ^^’
Mas não vamos falar dos meus problemas, certo? Vamos falar da aula que eu preparei para vocês!
Vícios de Linguagem
Por Mary
Primeiramente, o que é um vício de linguagem? É um desvio da norma gramatical que fica feio, tanto escrito quando falado! Por exemplo, vamos supor que você está lendo uma fanfic que tem o seguinte trecho:
“Era desnecessário que ele me chamasse, afinal eu já me dirigia pela sala antes de ouvir o interfone tocar. Isso só me fez desviar da rota original, e no final tive que refazer o percurso de novo, subindo para o andar de cima.”
(Refazer o percurso, já mostra que você terá que fazer de novo, não precisa reforçar / Não, vai subir para o andar de baixo. u.ú)
Entenderam qual é o ponto? Ás vezes a repetição de recursos desnecessários cansa o leitor.
Agora, quais são os nomes dessas coisas chatas chamadas “Vícios de Linguagens”?
Pleonasmo Vicioso é a repetição desnecessária de uma informação.
Exemplo: Sakura olhava para tudo, para os lados, até para o chão. Ela reparou que o orvalho noturno da noite brilhava nas pequeninas flores de cerejeira.
Sempre que faz uma viagem ferroviária de trem, Natsu fica enjoado e Lucy tem que ajudá-lo.
( Para saber mais: Existe um vídeo bem legal e engraçado, falando sobre o pleonasmo que a gente usa no dia-a-dia sem perceber. Se quiserem entender melhor, assistam! http://www.youtube.com/watch?v=Qbm2w_T4laY )
Cacófato é o som desagradável provocado pela junção de duas ou mais palavras na cadeia da frase.
( Atenção, este vício de linguagem pode ser benéfico se você usá-lo bem, pois você pode deixar seus personagens incomodados se alguém os usar perto dele. Bem útil! )
Exemplo: Tenten cuspiu sangue. Na boca dela estava a prova da agressão que sofrera.
(Bocadela. Tentem falar rápido. Bo-cadela. Não fica com um sentido bem estranho e feio?)
Hiato ocorre quando há uma sequencia de vogais, provocando dissonância.
Exemplo: A menina o mediu friamente. – Ou eu ou outro faz o serviço.
Ele sacudiu a cabeça com vigor. – Não quero saber. Eu o ouvirei amanhã.
Colisão ocorre quando há muitas sílabas iguais na mesma frase.
Exemplo: Ino virou-se para Sakura sorrindo, sem esconder sua felicidade. – Sua saia saiu suja da máquina. Parece que alguém não vai sair com o Sasuke!
Ambiguidade ocorre quando, por falta de clareza, há duplo sentido da frase.
( Atenção: Este é o pior de todos! Não tem nada pior do que tentar descobrir o que o autor quis dizer na verdade, e aquele duplo sentido te atrapalhando! )
Exemplo: Itachi teve que chamar a atenção de Sasuke, por não ter tomado cuidado e ter batido seu carro no portão de casa. (O carro do Sasuke ou do Itachi?)
Entenderam certinho o que são vícios de linguagens e como pioram nossos textos? Muito bem, para fixarem melhor, passarei alguns exercícios, ok?
Identifique e classifique os vícios de linguagem:
1. Ao toque da campainha, Itachi desceu para a sala de baixo para ser julgado.
2. Yukito visitou Tohno, e depois saiu com seu carro.
3. – Quieto! – Yukino estava com a orelha colada no aparelho de som. – Afine o ouvido quando ouvir esta música, é a melhor!
4. O Papa pediu passagem para a Polônia.
Todos os créditos da Gramática 1996 – Paschoalin & Spadoto!
Obrigada por lerem esta aula! Ah é, e antes que eu me esqueça, muito obrigada por entregar o prêmio Dardos para duas ficwriters desocupadas que decidiram ajudar outras pessoas! Muito obrigada mesmo! Eu fiquei muito orgulhosa (de mim mesma), sério!
Até mais! (:
4 comentários:
Saudades de tu, Mary *w*
Sei como é estudar dois períodos, complicado ^^' E você chega a ter oito aulas de info em alguns dias, wow! Bastante coisa o.o
Muito boa esta aula. Escolheu boas fontes de pesquisa e exemplificou muito bem! ^.^
Estava esses dias mesmo vendo a parte de ambiguidade nas aulas de LTT do técnico; às vezes esse negocinho complica que é uma coisa. -.-
Bom, deixe-me ver os exercícios... (Quem não fez não é pra ler, hein!)
1. Caso de pleunasmo vicioso (se desceu era para uma sala embaixo, xom certeza ¬¬)
2. Ambiguidade (O carro era de Yukito ou Tohno?)
3. Hiato, I guess ("Afine o ouvido quando (...)", certo?)
4. Colisão (Haja palavras começado com "P" aí...)
Hope is right ^^'
Aguardo a próxima aula, meninas ;)
gostei desta aula
parabéns pelo blog
vou colocar o banner de vocês no meu blog
Está tudo certinho, Kristen! :D
Parabéns!
Mary
HOHOHOH', faz tempo que eu não venho ler o blog de vocês meninas! Não me arrependo de ter voltado \u_u
Adorei essa matéria! Lerei todas as outras. Aguardem-me (;
Parabéns.
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