quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Deu Branco!

Por Mary.

Olá, pessoal! Estão todos bem? Mary falando!

Realmente, desculpem a demora! Eu estou extremamente ocupada, estudando e tudo o mais (prestar vestibular mês que vem... x_x), e a Sakura também está sem tempo! Mas nós não abandonamos o blog! Mil desculpas!

Na aula de hoje, falaremos sobre uma coisa que acontece com todos os ficwriters em algum momento:

Você está escrevendo a sua fic, compenetrado e feliz. Já sabe tudo o que vai acontecer e tem todo o roteiro na sua mente. E de repente... Acaba. Você não consegue mais escrever nada. A história está prontinha na sua cabeça, mas as suas mãos não se coordenam. Faltam palavras.

Então, sinto muito, mas é o famoso “deu branco!”.

Tem vezes até que você sabe exatamente o que vai escrever. E a coisa simplesmente não sai, não se sabe por quê.

Então, aí vão umas táticas para escapar dessa situação horrível.


1 – Reler a fanfic.

Está totalmente travado e não consegue mais escrever? Então pare, respire fundo, tome um ar, e releia o que você escreveu.

Relendo, você pode retomar o fio do pensamento, recuperar aquela ideia genial e continuar escrevendo de onde você parou. Motivação, sempre!


2 – Escrever no papel.

Imagine que você está em um lugar sem o seu precioso arquivo de fanfics por perto, como... Na escola, talvez. E te dá a ideia-mor, aquela perfeita para continuar sua fanfic. Quando chegar a sua casa, provavelmente a ideia já vai ter fugido. Então, que tal você expulsar as teias de aranha do seu caderno e escrever a continuação da fanfic à mão?

Claro que depois dá trabalho para copiar tudo no computador, mas aí você já aproveita e “filtra” o que não gostou, riscando partes desnecessárias e/ou substituindo por outras.


3 – Esboçar a continuação de outro jeito.

Uma fanfic travada talvez precise de mais espaço para fluir. Que tal você usar outro jeito para continua-la? Além de te ajudar, pode ser um bom exercício terapêutico (eu acho).

Por exemplo, minha fanfic “Shine!” travou no capítulo 12. Eu fiquei um mês sem continua-la, totalmente desesperada, usando estratégias mentais e tudo. Nada funcionava. Até que eu comecei a desenhar.

Como se fosse em um mangá, eu esbocei a morte da minha personagem exatamente como eu queria. Foram surgindo palavras na minha cabeça, e eu consegui escrever o capítulo.

Pode parecer pouco prático, mas é uma ótima ajuda na hora de destravar sua fanfic.


4 – Pensar antes de dormir.

Antes de dormir, já feitos todos os rituais necessários (pijamas trocados, dentes escovados, ligação para o amigo colorido, etc etc.), deite-se e pense na sua fanfic. Imagine-a como se fosse um filme. Imagine os personagens, a história deles, a roupa que usam, as situações, os cenários... E agora continue a história. Se não conseguir... Volte ao começo de novo!

É um pouco complicado, pois corre o risco de você acabar dormindo sem chegar à parte que é para continuar. Mas também dá de outros jeitos. Eu costumo sonhar acordada se fico parada muito tempo no mesmo lugar e nada consegue prender minha atenção. Já pesquei muitas continuações assim.


5 – Reparar em outras coisas.

Sua fanfic não está andando de jeito nenhum? Largue mão por enquanto. Deixe-a de lado. Vá assistir algum filme. Ler outro livro. Pescar ideias em outro tipo de literatura.

Outro exemplo prático: eu tenho uma amiga escritora de fanfics também. A fanfic dela travou, então ela se enfezou e foi ler um pouco da série Percy Jackson (que, aliás, eu emprestei para ela). Depois de um tempo, ela foi tentar recomeçar escrever a fanfic e reparou que ela começou a caminhar normalmente, depois dessa pausa.

E a fanfic dela ganhou uns toques de comédia, depois de ela ter lido tanto Percy Jackson. Sim, a literatura que você escolheu ler também pode influenciar a sua fanfic.


6 – Desistir.

Mas não da fanfic. Apenas desista de continua-la. Talvez esse seja o ritmo natural da sua fanfic. Ela andará apenas quando estiver pronta para isso.

Um exemplo, eu tenho uma fanfic, acho que foi a primeira que eu escrevi. Comecei a escreve-la quando tinha meus nove anos, e até hoje eu não passei do capítulo 5. É o ritmo dela, e eu já me acostumei com isso.


E, por último, um detalhe importante.

Eu já vi várias fanfic que tem muito potencial no começo, parecem ser legais, eletrizantes... Mas começam a declinar do meio para o fim. E isso porque os autores querem postar os capítulos rapidamente, para satisfazer os fãs.

Ficwriters, vocês acham mesmo que tem algum prazo a cumprir? Os fãs podem esperar, o mundo pode esperar. Quando você não está inspirado, não tem jeito. É melhor escrever uma fanfic boa e demorada do que rápida, mas curta e malfeita.

E Ficreaders, não é delicioso esperar para o capítulo emocionante daquela fanfic que promete ser ótimo? Imaginar se o mocinho vai derrotar o vilão, ou a mocinha vai voltar dos confins do cemitério, seja lá qual for o acontecimento?

Pensem nisso. E espero que as dicas tenham ajudado. Até a próxima, ficwriters! Obrigada por lerem! ^^

6 comentários:

KristenLane disse...

Entendo o que é estar sem tempo. (Esta frase é tão clichê...) Não tem problema!

Ah, meninas, vcs leram minha mente! O branco, o famoso branco... Sofro e MUITO com ele, tanto que algumas ideias nem saem do prólogo. Tá, aí já tem influência da preguiça tbm... u.u" Mas enfim.

As dicas todas são muito boas, mas vou reforçar alguns pontos:

2- Não adianta, gente; escrever T.E.M. que ser no papel. Não dá pra ficar só a digitar, é preciso ter intimidade com o papel também. É uma coisa tradicional, até mais prático no sentido de colocar as ideias, rascunhar etc. Sem contar que, como a Mary disse, vocês revisam já na hora de digitar (eu pelo menos faço assim).

5- Outras literaturas influenciam pra caramba! Eu, por exemplo, reparei um aumento na comédia de meus textos após começar a ler/assistir Fairy Tail (sim, para quem não conhece esse mangá/anime é muito comédia xD). Ler é a melhor opção para ampliar o pensamento: além das novas ideias, traz novos vocabulários e te coloca em contato com diferentes tipos/estilos de escrita. Pratiquem a leitura! =D

Quanto às fanfics que começam bem mas não continuam tão bem, pode ser, além da pressa de satisfazer os leitores de que a Mary falou, também uma falta de noção clara do final, que leva à algumas "enrolações" ou "buracos" no final da história; já vi isso acontecer várias vezes. Por isso, vale a dica que as meninas deram na primeira aula: tenham pelo menos uma leve noção de como será o final da fanfic. Com o passar do tempo, vocês vão ampliando a noção desse final e organizando as ideias.

Ufa, me empolguei! n.n"
Agradeço mais uma aula maravilhosa, meninas! Continuem assim! =D

~KristenLane (Beta Reader - Animespirit.net)~

VampQueen disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
VampQueen disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
VampQueen disse...

Olá Ô/
Dar branco é sempre um problema grande ><'
Eu tenho muito ele o-o''
Eu escrevi a continuação - diga-se de passagem bem curta - de uma fanfiction minha só quase três meses depois XD
As dicas são boas e eu fazia a maioria delas. Só a dormir é que eu ainda não consigo (sempre durmo antes) UAHSUAHS-Q.
Bom, esse é meu comentário Ô/
Espro pelos próximos posts ;3

Unknown disse...

Tudo bem, não tem problema estar sem tempo.

Adorei as dicas, tenho uma fanfic que está travada a séculos e eu não conseguia escrever logo o último capítulo. Então, eu usei a dica 3 e funcionou!

Eu já usava bastante as dicas 1 e 4. A 5 eu já usei e não ficou muito bom.

Eu tenho um problema que não consigo escrever em um papel uma fanfic que não seja original, mas como eu nunca esqueço minhas ideias para as fics, fica tudo certo.

Adorei a aula. Tomara que vocês consigam postar mais logo.

Archie-sama disse...

Amei a aula, eu sempre pratiquei as dicas 4 e 1, a 5 também, leio tanto mangá que... nossa, dá pra tirar um milhão de ideias deles.
Gostei muito, obrigada.
~Kokoro ni kisu~
HyuugaHarumi AS