sexta-feira, 1 de abril de 2011

Efeitos de “Câmera Lenta” e “Câmera Rápida”

  Por Sakura

  Olá, ficwriters! Como estamos? Bem? Espero que sim! Sakura falando! ^^

  Finalmente o blog está ficando mais movimentado, não é? Espero que estejam gostando!

  Bom, na aula passada eu tinha mencionado que hoje falaria sobre a descrição dentro da narrativa, não é? E era mesmo o que eu pretendia, mas nas últimas duas semanas aconteceram muitas coisas que me impediram de escrever, e eu acabei não conseguindo escrever a tempo (porque é um assunto relativamente grande). Sinto muito por isso, porém a aula sobre descrição ficará para a semana que vem. De qualquer forma, hoje é a minha vez de postar, e eu não podia deixar vocês na mão, ne? Então hoje vou postar uma aula mais curtinha, mas ainda assim muito útil. Vamos lá?

  Sabe quando você está assistindo a um filme de romance, e a protagonista vê o garoto por quem está apaixonada, e de repente o tempo desacelera? Aí ela vê cada movimento dele, até mesmo o balançar dos cabelos dele enquanto ele vira a cabeça para ela e abre um sorriso e começa a andar na direção dela. Ela o vê chegando lentamente e abrindo os braços, e pensa que está sonhando, até que, subitamente, o tempo volta a correr normalmente quando ele passa por ela e abraça uma garota loira que estava parada atrás dela. Todo mundo já viu uma cena assim, ne? Bom, aí você se cansou de assistir a romances e resolve ver uma coisa mais agitada... Um filme de ação. Então começa uma cena de perseguição policial e o tempo parece acelerar; por um instante, tudo o que você vê é o bandido e os policiais correndo, enquanto tudo em volta deles está borrado pela velocidade. Quando – normalmente no momento mais inesperado – o tempo volta ao normal, de repente o bandido está ofegando encostado à parede de um beco escuro, enquanto ao fundo os policiais passam correndo pela rua sem vê-lo. Aposto como também todos já viram algo parecido com isto, certo? Bom, esses efeitos de distorção do tempo, fazendo com que por um momento as coisas pareçam acontecer mais rapidamente ou mais lentamente, são muito comuns no cinema e são chamados de “câmera lenta” e “câmera rápida”.

  Pode parecer estranho pensar nisso, mas é possível conseguirmos esse mesmo efeito quando estamos escrevendo uma fanfic. “Quê?? Dá para fazer isso usando palavras?!”, vocês me perguntam. Sim, dá. As palavras são mesmo incríveis, não são? 

  Vou explicar direitinho para vocês como conseguir cada um desses efeitos, então:

  O efeito de câmera lenta é bom para ser usado em momentos de grande impacto emocional, ou então para fazer comédia, como no caso do exemplo que eu citei acima (e que, aliás, não ficou nada engraçado, ne?). Para consegui-lo, o truque é usar muitos advérbios de modo (especialmente os terminados em “mente”), no meio de poucas palavras. Observe o trecho abaixo:

  “Respirando lentamente enquanto meu coração batia descompassado, tentei pensar friamente e encontrar um modo de sair dali. Lentamente, comecei a erguer a cabeça, contando os segundos para encarar os humanos que eu sabia que estariam ali, olhando-me com ódio em seus rostos. Eu desejava ardentemente que fosse possível sair dali. Sabia que havia uma saída, mas não era algo que eu pudesse fazer; matar minha hospedeira tão cruelmente... Eu não era capaz de tanta frialdade. Eu não era humana. Ainda olhando para baixo, parei e fechei meus olhos, respirando profunda e dolorosamente. ‘É agora!’, pensei, contendo um soluço com todas as minhas forças. Rápida e impulsivamente, antes que eu mudasse de ideia mais uma vez, abri os olhos e ergui a cabeça, encarando os humanos com toda a coragem que pude reunir.”

  (Improviso não muito bom, nem muito criativo da Sakura)

  Vejam as palavras sublinhadas: são todas advérbios ou locuções adverbiais de modo. Se prestarmos atenção, há muitos advérbios em um trecho tão pequeno. 

  Observem também que esse exemplo retrata uma ação que provavelmente ocorreu, no máximo, em um minuto (afinal não demora muito tempo para uma pessoa erguer a cabeça, não é?) e, no entanto, parece durar muito mais. Esse é o efeito câmera lenta. Se isso fosse um filme, a câmera teria desacelerado, e provavelmente os pensamentos da personagem seriam narrados, enquanto na tela nós veríamos a imagem dela se movendo lentamente e hesitando em erguer a cabeça. Esse é o efeito de câmera lenta.

  O efeito de câmera rápida é bom para ser usados em cenas de muita ação (como a que citei no exemplo acima) ou então para acelerar o tempo na história quando os acontecimentos narrados não forem de muita relevância e, portanto, não mereçam muito destaque na fanfic. Ele pode ser obtido com o uso de muitos verbos ou muitas locuções verbais, expressando ações, em meio a poucas palavras. Observe o exemplo abaixo:

  “Quando percebi que Drake olhava para mim, indicando que seria para mim que ele passaria a bola, comecei a correr, antes mesmo de ele a jogar, tentando me desmarcar. Quando viu que eu estava livre, ele atirou a bola. Eu saltei e a agarrei, começando a correr e a quicá-la imediatamente. Eu suava muito, mas isso não tinha importância; acelerei. Assim que cheguei perto o suficiente da cesta, pulei com todas as minhas forças e lancei a bola, fechando os olhos ao sentir o impacto dos meus pés no chão da quadra e abrindo-os a tempo de ver o placar mudando e ouvir a multidão gritar meu nome. Eu tinha feito a primeira cesta do jogo.

(Improviso da Sakura)

  Como vocês podem ver, a cena retrata um lance num jogo de basquete, de forma bastante acelerada, fazendo parecer que tudo aconteceu num piscar de olhos. E haja verbos e locuções verbais aí, hein?! Tive que sublinhar quase o trecho todo! É isso que o efeito de câmera rápida faz: ele dá uma acelerada nas coisas, e quando você chega ao final do trecho você fica com essa sensação de “Uau! Que rápido!”, e fica também um pouco confuso. Esse é o ponto negativo, e nós vamos falar sobre isso agora

  Usar esses efeitos é uma coisa boa? Sim, ótima! Eles podem ser extremamente úteis em alguns casos, além de deixar o seu texto mais emocionante, fazendo com que ele cause um impacto maior e agrade mais às pessoas. Mas estes efeitos são que nem cerveja: tem que usar com moderação ([/apanha.pela.piada.sem.graça). Por quê? Bom, se você escrever sua fanfic inteira com efeito de câmera lenta (acreditem ou não, eu já vi isto), ou utilizar este efeito a toda hora, os leitores vão dormir no meio do texto. A sério, fica muito entediante, porque a história fica completamente lerda, e parece que não “vai para frente” nunca. Isso com certeza não vai atrair os leitores. Por outro lado, se você escrever uma fanfic toda em câmera rápida (isso é bastante comum, principalmente em meio aos ficwriters iniciantes),  ou com muitos trechos com esse efeito, você vai deixar seus leitores tontos. Vocês estão rindo? É sério! Tente reler o exemplo do basquete ali em cima. Quando chega ao final dele você não se sente meio... atordoado? Imagine uma fanfi inteira escrita assim! Quando chegar ao fim, você não terá entendido o que aconteceu no início! 

  O que fazer, então? A dica é saber usar esses efeitos na hora certa, e manter um ritmo normal, nem muito rápido, nem muito devagar, durante o resto da fanfic. No início isso pode parecer meio difícil, mas com o tempo você adquire uma noção de ritmo e aprende a “frear” ou “acelerar” a história nos momentos certos. Como quase tudo no mundo da escrita, é uma questão de prática. Até lá, o que você pode fazer é prestar atenção a quantos verbos de ação e quantos advérbios de modo você está usando e ver se a quantidade deles está proporcional à quantidade de palavras do trecho, ou se você precisa mudar um pouco para arrumar o ritmo da sua narrativa. 

  Bom, espero que a aula, apesar de eu estar escrevendo um tanto quanto “em cima da hora” esteja clara... Qualquer dúvida, deixem nos comentários ou entrem em contato comigo, que eu terei prazer em lhes ajudar! ^^

  Agora, vamos aos bons e velhos exercícios! Sim, sim, eu sei que vocês os amam! 8D [/leva.tiro
  Desta vez não há como fazer exercícios objetivos como eu fiz na aula passada, então serão dissertativos mesmo. De qualquer forma, se quiserem correção, mandem para o e-mail do blog (e não se esqueçam de avisar que estão mandando, por favor!) ou deixem nos comentários mesmo, que eu corrigirei para vocês. Então, vamos lá!

Exercícios:

01. Imagine a seguinte situação: Naruto e Sakura estão conversando, quando Naruto fala uma bobagem e Sakura começa a correr furiosamente atrás dele (como sempre –q). Escreva um parágrafo contando o que aconteceu a seguir, utilizando o efeito de câmera lenta ou o efeito de câmera rápida, dependendo do efeito desejado. Atenção: seja criativo!

02. Use sua criatividade e escreva um parágrafo com efeito de câmera rápida, utilizando os verbos abaixo:

Abrir – Escutar – Olhar – Parar – Sair correndo – Cair – Gritar –
Levantar – Entender – Disparar

(Obs¹.: A narrativa pode ser tanto em primeira quanto em terceira pessoa, e pode ter personagens tanto originais como de algum anime, seriado, livro, banda, etc. Fica tudo a seu critério.
Obs².: Você pode utilizar outros verbos além desses, mas esses são obrigatórios.
Obs³.: Os verbos não precisam aparecer nessa ordem. Você pode encaixá-los em seu trecho como bem entender, desde que eles apareçam.)

03. Observe a sequência de fatos abaixo:

  •        Harry vê Cho;
  •        A garota sorri para ele e acena;
  •        O coração de Harry dispara;
  •        Cho começa a andar em sua direção; 
  •        Uma leve brisa começa a soprar, agitando os cabelos negros da garota e fazendo com que eles voem em seu rosto;
  •      A garota ri de leve e afasta os cabelos que a impedem de ver Harry; 
  •       O garoto percebe que Cedrico se aproxima;
  •       Cedrico aproxima-se de Cho, que está de costas para ele; 
  •        O Diggory [Cedrico] abraça a cintura de Cho, puxando-a para si;
  •       A garota vira-se, sorrindo para ele; 
  •       Os namorados começam a conversar;
  •       O casal anda na outra direção; 
  •       Harry fica decepcionado e sente certa raiva de Cedrico;
Escreva um parágrafo narrando essa sequência de acontecimentos utilizando o efeito de câmera lenta. (Obs.: O ponto de vista pode ser o de Harry, o de Cho ou o de Cedrico. Utilize a narrativa em primeira pessoa.)

  Então por enquanto eu vou ficando por aqui. Espero realmente que a aula, apesar de curta, tenha sido boa!
  Obrigada por lerem, e até a próxima!

6 comentários:

Narukami Kyosuke disse...

Sakura, você não sabe como você me ajudou, era disso mesmo que eu precisava para minha nova fan fiction!
Muito Obrigado à vocês duas por terem criado esse blog!

Miiwax3 disse...

Yoo Sensei!Kyah! Eu me apaixonei pelo seu Blog. Esqueça, vou visitá-lo toda sexta oks? Gente, eu adoro fazer exercícios desse jeito! Vou enchê-lo de comentários! [/olhos babando no texto] Ótimo Blog. Gostei do Design! Ah... é a Miiwa-chan falando! [^^”/com a animação esqueci de falar meu nome]Ah, se não era para enviar os exercícios, me desculpe >///<. Me avise que eu deleto.Ok... aqui vai a primeira ronda de exercícios [/uma de muitos! *---*]:

Miiwax3 disse...

Sensei, infelizmente não tem como eu colocar exercícios aqui ;---;
O máximo é 4096 caracteres e eu super ultrapasso isso. Vou tentar dividí-los e se ficar ridículo você - ou eu - apago, oks?

01. Imagine a seguinte situação: Naruto e Sakura estão conversando, quando Naruto fala uma bobagem e Sakura começa a correr furiosamente atrás dele (como sempre –q). Escreva um parágrafo contando o que aconteceu a seguir, utilizando o efeito de câmera lenta ou o efeito de câmera rápida, dependendo do efeito desejado. Atenção: seja criativo!

1. [mini-texto: O amor é contraditório]

– Sakura-chan!
- Naruto! – acenava a rosada enquanto avistava seu amigo se aproximando, cambaleando no terreno rochoso.
Embora exibisse um belo sorriso no rosto, seus pés tamborilavam no chão impacientes. Tentou visualizar melhor o vulto laranja que avançava com rigor pelos pedregulhos e chamava-a repetidas vezes. Vedou o Sol com a mão, antes de acenar outras duas vezes, instigando-o a se aproximar.
Ao alcançar sua amiga, o loiro se apoiou nos joelhos para recompor-se da corrida. Limpou o suor que escorria pelo rosto antes de levantar-se. Ingênuo como era, não percebeu a leve arqueação nas sobrancelhas da amiga, que o aguardara no topo da montanha a uma hora. Paciência não era seu forte - principalmente quando se tratava do Naruto - mas controlava-se para não amedrontar seu companheiro já no início do dia.
- O que é isso Naruto? - Exclamava Sakura, enquanto socava de leve o braço do loiro. - Você disse para encontrá-lo aqui e ainda chega atrasado? Onde estava para me fazer esperar?
- Me desculpe Sakura chan. - Murmurou lentamente, enquanto afagava o braço esmurrado. - Eu estava conversando com uns amigos...
- “Amigos”? - Repetiu o termo, curiosa. Sentou-se em uma pedra e convidou-o a fazer o mesmo. Tinha a impressão que seria longa a conversa. Afinal, desde quando Naruto referia-se a eles com tanta... frieza?
- É. - Respondeu energético, colocando um dos braços atrás da cabeça. - Sabe, andei conversando com o pessoal e tomei uma decisão séria. Sobre nós.
O loiro ofereceu sua mão para Sakura se levantar. A rosada arregalou os olhos - e hesitantemente, apoiou-se com força nela. Feliz por estarem andando de mãos juntas, Naruto começou a guia-la pela floresta densa que se estendia a frente. Desviavam de árvores, saltavam rios enquanto se aproximavam cada vez mais do cume. Quando encontravam poças de lama ou troncos que Sakura não podia saltar com sua saia, Naruto a segurava pela cintura e a levava para o outro lado. Estranhamente, ela não o empurrava para longe ou o xingava quando se aproximava demais. Sentia-se estranha. Ele estava conportando-se como adulto; enquanto ela, que deveria ser a mais séria do time, continuava com aquele comportamento infantil, explosivo e emotivo. Vagamente, recordava-se de trechos em que Kakashi ou Sasuke criticavam sua postura como ninja. Observou pela primeira vez Naruto como era. Sem nenhuma crítica, ele tinha chegado onde estava enquanto ela ainda estava presa em um amor ilusório e sem esperanças.
- Sakura! - o loiro chamou-lhe a atenção. Repentinamente, a menina sai do transe e depara-se com as grandes orbes azuladas do amigo. Enrubresce de imediato. - Está se sentindo bem? Nós já chegamos.

Tão rápido?
- Sakura, nós nos conhecemos desde pequenos e já passamos por muitas coisas juntos. Por isso eu preciso lhe contar algo que desde pequeno quis dizer. Mas na época eu me sentia muito inseguro e tinha medo da sua reação. Acho que ambos estamos prontos agora.
Os olhos esverdeados de Sakura se arregalaram:
- Naruto, por acaso você está se declarando para mim? - pensou timidamente.

Miiwax3 disse...

(...) Continuação!
- Você não pode mais bater em mim!
O sorriso se esvaesceu no mesmo instante.
- O quê?
- Desde pequeno você me bateu baka! - rápidos vislumbres de hematomas, galos e cortes vieram-lhe a mente seguidos de xingamentos. - Mas agora que eu sei envocar o Gama Bunta - instantaneamente o sapo aparece numa nuvem de fumaça e exibe a espada. - posso falar sem medo que eu deixava você bater em mim! - E com isso, Naruto gargalha alegre. - Nunca mais vai poder me bater com o Gama Bunta aqui...
Mal terminara sua fala, Sakura chutou-lhe as costelas com força, derrubando-o de cima de Gama Bunta. Ergue-o pelo colarinho e o lança longe. Seus olhos brilham impetuosos enquanto chutava o corpo estático do loiro.
- Calma Sakura chan... E-eu estava brincando! - gaguejava o pobre garoto que tentava fugir de sua ira. - Gama Bunta! Me ajude!
- Se vire garoto. - e numa nuvem de fumaça, o gigantesco sapo desaparece.
- Então Naruto... - Sakura chuta-lhe a cabeça, pressionando-a contra o chão. - você me “deixava bater em você”, huh? Onde está a pose de machão de agora pouco?
“Socorro...” Pensava entre lágrimas.

Miiwax3 disse...

2. Eu estava sonhando com um encontro em que Orlando Bloom me pedia em namoro quando escutei vagamente o som surdo do meu despertador. Abri meus olhos e me deparei com o teto cinza do meu apartamento. Porque tudo acaba na melhor parte? Grunhi irritada enquanto batia meu travesseiro contra meu despertador. Enquanto eu tentava desligar aquela porcaria, acabei caindo da cama. Felizmente, meu corpo amorteceu a queda do relógio que veio logo em seguida. Olhei para o alarme. Eram 8h30! Levantei do chão frio e disparei pelo corredor. Estava atrasadíssima para meu primeiro dia de trabalho! Saí correndo pelas escadas enquanto bebia um copo de leite e penteava meu cabelo. Troquei de roupa enquanto caminhava até o banheiro - anos de prática. Gritei de susto quando o maldito despertador tornou a tocar e derrubei minha pasta de dente nova no vaso sanitário. Saco. Terminei de me trocar e sai do apartamento quando parei na entrada. Eu tinha colidido com alguém no corredor. Eu e a vítima do meu desleixo, rolamos pela escada a baixo. Quando finalmente paramos eu entendi porque não podia comer muito rápido. Me inclinei na janela e vomitei todo o meu café da manhã. Aquele dia foi ótimo porque eu machuquei um cara lindo. Exato. Eu quebrei a perna do Orlando Bloom!
[/muito.viajado]

Miiwax3 disse...

Exercício 3:
Eu estava perambulando pelos corredores quando avistei Cho do outro lado do pátio. Estava sozinha, lendo um livro em silêncio. Rapidamente, esquadrinhei os arredores procurando por suas amigas ou Diggory. Felizmente nenhum estava a vista. Respirei fundo, tomei coragem e fui ao seu encontro. Quando dei meus primeiros passos, tropecei em meu cadarço e meus livros se esparramaram no chão. Constrangido, comecei a juntá-los com medo de que Cho estivesse rindo naquele instante. Levantei meus olhos e -para minha surpresa - ela estava sorrindo e acenando. Meu coração acelerou de imediato. Senti minha respiração tornar-se intensa e lenta. Ela começou a andar vagarosamente em minha direção. O sol iluminava seu rosto enquanto a brisa matutina queimava-lhe as bochechas e balançava seu cabelo. Por alguns instantes, suas longas mechas negras cobriram-lhe as faces. Ela riu docemente, afastando-as enquanto se aproximava. Nos comprimentamos e começamos a conversar. Estava ficando mais desinibido quando distingui ao longe Cedrico que vinha em nossa direção. Meu rosto tornou-se rígido e Cho percebeu instantaneamente. Tentei levá-la para outro lugar mas ele a abraçou pela cintura antes que pudesse reagir. Senti um calor inexplicável subir meu corpo. Eles começaram a conversar e se distanciaram de mim. Fiquei estático até que ambos desaparecessem no corredor. Cedrico sabia de algum modo que eu gostava dela -seu olhar de ódio foi mais do que claro enquanto se afastava. Eu tentei ser um bom amigo. Sabia o quanto ela gostava dele e jamais deixaria de desejar o melhor a ela.
Mas isso não mudava o ódio que eu sentia por ele.