terça-feira, 12 de abril de 2011

Figuras de Linguagem

Olá, Ficwriters! Tudo bem com vocês? Espero que sim! (:

Bom, antes de tudo eu queria saber: o que está acontecendo com este blog?! Todos os nossos visitantes simplesmente sumiram! o_o

Quer dizer, escrever é um prazer para a gente, mas não receber nenhum comentariozinho desanima qualquer um, né?

Bom, sem mais, vamos começar a aula de hoje /o/

Figuras de Linguagem
Por Mary

Primeiramente, o que é uma figura de linguagem (ou semântica)? São estratégias que o autor pode aplicar para conseguir um efeito melhor na interpretação do leitor!

Exemplos:
A amada é um tecido de sensações e fantasias.
(Rubem Braga, Uma lembrança)

Atravesso noites e dias no vento.
[...]
Se desmorono ou se edifico,
Se permaneço ou me desfaço,
- não sei, não sei. Não sei se fico
ou passo.
(Cecília Meireles, Motivo)

Entenderam?

Os autores querem um sentido ampliado, figurativo para as palavras (as que eu deixei em destaque). Existem vários recursos para deixar a imaginação do leitor voar. Vamos conhecer algumas?

(Antes de qualquer coisa: Linguagem denotativa é a linguagem literal, quando o autor quer que o leitor interprete a palavra ao pé da letra. E linguagem conotativa é a linguagem figurativa, que não precisa ser necessariamente o significado exato da palavra.).



Quando é atribuída uma ação humana a um ser inanimado, dizemos que se fez uso de uma figura de estilo chamada prosopopeia (também chamada de personificação) .
Ou seja, quando algum objeto  ou elemento da natureza tem uma ação que pode ser considerada humana.

Exemplo:
Yuuki olhava impaciente seu relógio de pulso, e ele a encarava firmemente, passando as horas lentamente, com um prazer quase cruel.
(Encarar? Relógios não têm olhos para encarar. Mas dá para entender o sentido. Isso se chama prosopopeia!).


Onomatopeia é a que imita os sons emitidos por seres e/ou objetos.
Ou seja, um barulho qualquer que possa ser representado para o leitor entender melhor.

Exemplo:
Minami estava sentada na cadeira em frente à tela do computador, sem coragem de olhar para trás. A batida surda de um pé contra a madeira da pequena cama existente no quarto – toc, toc, toc – indicava que Ai não estava muito paciente para os melindres de seus clientes esta noite.
(A onomatopeia “toc, toc, toc” representa o barulho que o pé da Ai Enma fazia ao bater o pé na madeira da cama de Minami).


Ironia é a palavra ou expressão utilizada para expressar o contrário do que se diz, para provocar crítica, humor, etc.
Ou seja, é basicamente... Isso mesmo que ele diz, não tem como simplificar mais. >.<

Exemplo:
- Eu tenho que agradecer. – Airi sorriu para mim, mas notei um toque de loucura em seu sorriso. – Por este chão para dormir e por este pão duro para comer toda manhã. Por me deixar respirar e apenas existir. Espero que Deus lhe dê em dobro.
(Lendo rápido parece que ela está agradecendo, certo? Mas ela está na verdade desejando coisas ruins para a pessoa que narra, ao pedir que “Deus dê em dobro”, pois só coisas ruins aconteceram com ela. Coitada...).


Hipérbole é a expressão marcada pelo exagero, para intensificar a ideia que queremos expressar.

Exemplo:
- Não acredito! – Sadie jogou as mãos para o alto irritada, enquanto eu a olhava de canto de olho. – A gente deu tipo umas três mil passadas para chegar até aqui, e você vem me dizer que tem outro monstro querendo almoçar a gente?!
(Sim, eu gosto de Rick Riordan – Ahn, então a Sadie contou passada por passada, até chegar aos 3 mil? Não, ela exagerou de propósito)



Agora, vamos à parte que todo mundo adora! xD

Exercícios

(Vou passar apenas um, mas este é especial... É de um vestibular! Cuidado, hein. -rs)

1 – (UFPE) Assinale a alternativa em que o autor NÃO utiliza prosopopéia.

a) “A luminosidade sorria no ar: exatamente isto. Era um suspiro do mundo.” (Clarice Lispector)

b) “As palavras não nascem amarradas, elas saltam, se beijam, se dissolvem…” (Drummond)

c) “Quando essa não-palavra morde a isca, alguma coisa se escreveu.” (Clarice Lispector)

d) “A poesia vai à esquina comprar jornal”. (Ferreira Gullar)

e) “Meu nome é Severino, Não tenho outro de pia”. (João Cabral de Melo Neto)


Resposta

Atenção, não leia isso a não ser que já tenha escolhido uma.

e) “Meu nome é Severino, Não tenho outro de pia”. (João Cabral de Melo Neto)



Uma última coisa.

Desculpem-me pela demora desta aula. Eu estava realmente ocupada este final de semana. Além de ter (literalmente) 182 exercícios de química para fazer, passei o domingo fazendo uma tatuagem (um símbolo do infinito no pulso, yay!) e comemorando o aniversário da minha irmã. No final, acabei me atrasando além da conta, e isso é meio imperdoável. Vou tentar fazer uma aula maior da próxima, ok? (:


4 comentários:

Miiwax3 disse...

Meu amor de SENSEIS! [/agora é tarde, adotei você também Mary chan!]

Estou estudando isso agora, então a aula foi mais uma revisão. Ainda assim, está ótimo! Gostei do exercício do vestibular e dos exemplos.

Beijos!

PopChan disse...

Você gosta de Rick Riordan *0*
Adoro, também. Já li quase todos os livros dele x3

F. A. Rozzi disse...

Queria agradecer por esse texto, e pelo blog em geral, eles me motivaram a fazer um pra mim, se estiver interessada em dar uma olhada, não tem nada de muito interessante nele
^ ^

http://grimriodostronos.blogspot.com/

Lumii disse...

Oi ^-^
Na realidade, vim aqui dar os parabéns para vocês.
Realmente, o blog é muuito bom e as aulas são bem interessantes.
Na realidade, eu já sabia a maior parte das coisas, mas aprender nunca é demais né?
E além do mais, a aula é interessante. Então realmente valeu a pena.
Você fez um comentário falando sobre os leitores do AS exigirem um nível mais alto de escrita há algum tempo, mas que agora não é a mesma coisa. Eu entrei no AS há pouco tempo e realmente, não tenho coragem de ler fanfic por lá. Eu só posto, na realidade.
Ah, se quiser me adicionar: http://animespirit.com.br/lumii

Bom, posso te dar uma sugestão? Eu tenho conta no Nyah!Fanfiction. Lá o nível de escrita exigido é maior que no AS. Claro, sempre há exceções, mas de um mode geral lá o povo é mais exigente.
E também o FF.net, que na realidade é muuito mais exigente. E mesmo bons escritores muitas vezes recebem poucos reviews.
Bom foi só uma sugestão de sites mesmo -q
Caso venha a fazer uma conta no Nyah! e quiser dar uma olhada, minha conta é: http://www.fanfiction.com.br/u/13028/

Beeijos e parabéns pelo blog :3