terça-feira, 17 de agosto de 2010

Começando uma fanfic


Por Mary e Sakura

  Você está num de seus momentos de inspiração (ou simplesmente entediado) e pensa “Vou escrever uma fanfic!”; então, você se senta em frente ao seu PC (ou seu caderno, caso prefira escrever à mão), abre um documento em branco e aí... Nada. Simplesmente não sai nada. Se você resolveu começar uma fanfic sem ter ideia nenhuma, por empolgação, tudo na base do improviso, já começou errado. Desista imediatamente, pois provavelmente nada de bom irá resultar disso.
  Mas você realmente quer escrever. Nesse caso, o que você deveria fazer? Primeiro você precisa de alguma ideia, alguma base para começar. E de onde vêm as ideias? Bom, você pode tirar suas ideias de vários lugares: às vezes, elas vêm nas horas mais inoportunas, tipo no meio daquela aula chata de Matemática; outras, elas vêm na forma de um sonho mirabolante; às vezes, você está ouvindo aquela música e bate a inspiração; outras, você tira alguma experiência que você mesmo viveu e transforma em história... Enfim, há vários lugares de onde você pode tirar uma boa ideia para uma história. O que você não pode fazer é plagiar alguém, ou seja, copiar a ideia de outrem. Lembre-se: existe uma grande diferença entre plagiar e se inspirar, e plágio é crime!
  Certo, a partir do momento em que você já tem uma ideia (e normalmente eu [Sakura] não recomendo de jeito nenhum você começar a escrever sem ter pelo menos uma noção leve de como será o final), você pode começar a escrever sua fanfic. Antes de qualquer coisa, eu [Sakura] costumo sempre fazer uma fichinha onde coloco as informações da fanfic, para organizar melhor e ficar mais fácil na hora de postar. Isto não é obrigatório, é apenas uma dica. Minha ficha é assim:

Título:
Categoria(s):
Classificação:
Gêneros:
Avisos:
Personagens:
Tags:

  Fazendo isso, na hora de postar já está tudo organizado, por isso fica mais rápido e prático. Mas, como já dito, isso não é obrigatório, apenas uma dica. Façam se quiserem.
  Então, finalmente você vai começar a sua fanfic (seja ela a primeira que você faz ou não). Então, considerando que ela não tenha um prólogo (falaremos sobre isso em outra aula), como você deveria começar? Isso varia um pouco de autor para autor, mas eu [Mary] tenho uma boa sugestão, que pode ser muito útil, sobretudo para os escritores iniciantes. Eu penso assim: como as pessoas vão conhecer minha história? Elas não conhecem nada e precisam saber primeiro com quem estão a lidar. Então eu crio uma situação inicial, geralmente o inicio das aventuras ou a causa do que vai acontecer, e depois apresento meus personagens. Já tenho uma situação inicial? Ótimo, agora já posso ir desenrolando a história. Veja alguns exemplos de situações iniciais:

  Ex¹.: “Música alta, pessoas dançando na pista, envoltas pela fumaça do gelo seco. Risadas e conversas animadas por todo lado. Eu estava sozinha sentada em uma das mesas, já que minhas amigas tinham ido para a pista, e eu não gostava de dançar. Era minha festa de formatura. A despeito do orador da turma ter dito em seu discurso que “aquilo não era o fim de tudo, pelo contrário, nosso caminho começava ali”, eu tinha aquela sensação de que estava tudo acabado. Em algum lugar dentro de mim, eu sabia que algo estava terminando ali, estava abandonando algo naquele momento. Eu pensava que era apenas uma sensação incômoda (afinal, onde estava o alívio da formatura, do qual todos falavam?), talvez resultante do nervosismo... Mal sabia eu que era muito mais. Aquele era, na verdade, o começo do fim.”

(Improviso da Sakura)

  Aqui, a situação inicial é o início da aventura da protagonista. A formatura marca o começo de tudo o que se seguiria na sequência da história.

  Ex².: “Já era tarde e Ashley voltava sozinha para casa. Estava apavorada, xingando Isla mentalmente de todos os nomes feios que conhecia, e até mesmo de palavras inventadas por ela na hora. Agora ela estava ali morrendo de medo na escuridão, e a culpa era toda dela. Por que tinha que inventar de segurá-la em sua casa para ver aquele maldito programa de TV (que, aliás, para Ashley não tinha graça nenhuma)? Ela pensava sobre isso, distraída e mantendo os olhos no chão, quando esbarrou em alguém e, com o impacto, caiu sentada. Assustada, olhou para cima, e o garoto mais lindo que já vira em toda sua vida estava lhe estendendo a mão. Corando intensamente e se perguntando o que devia dizer, aceitou a ajuda.”

(Improviso clichê da Sakura)

  Neste outro exemplo, a situação inicial é a causa do que vai acontecer – isto é, porque Ashley esbarrou nesse garoto, alguma coisa aconteceu, e isso originou a história.

  Então, essa foi a primeira aula do De Ficwriter para Ficwriter, com nossas dicas para vocês começarem suas fanfics! Torcemos para que elas tenham sido úteis para vocês.
  Para finalizar, tentaremos sempre deixar uns exercícios para vocês colocarem em prática o que aprenderam na aula. Mas esses exercícios são opcionais, você pode fazê-los ou não, a escolha é sua (no entanto, é altamente recomendável fazê-los, pois é uma prática a mais e você tem a oportunidade de descobrir dúvidas para poder resolvê-las). Então, vamos aos exercícios desta aula:

  Exercícios
01.   Escreva uma situação inicial que seja:
a)     O início de tudo;
b)     O motivo do que acontecerá a seguir;

  Por enquanto, é só isso. Então, até a próxima aula. Obrigada por ler! ^^ ^^

5 comentários:

Anônimo disse...

Achei muito interessante a ideia do blog, as dicas também são boas.
Parabéns pela iniciativa, com certeza farei os exercicios.

Unknown disse...

Eu também só faço fics inspirada. Gostei das dicas... Eu posso pedir uma aula pra sinopses? Eu não consigo fazer uma sequer decente ¬¬

Litaa-chan.

Liili disse...

Uau ! Adorei a aula queridas...
Realmente são dicas que valem a pena seguir, muito boas, que só alguém experiente quanto á escrita pode fazê-las *-*

Muchoo bueno... continuem assim !

Gostaria de sugerir uma coisita... :B:B

Primeiro, peço que façam uma aula sobre o assunto 'falas', sabem? Eu vejo muito em fics os autores errando em pontuação, travessões, descrições das reações e essas coisas... se puderem fazer, seria interessante *O*

Kiss Kiss ! (Da Liili do AS! xDD)

KristenLane disse...

se que BetaReaders já sabem tudo? Essa primeira aula me deu umas boas ideias para começar umas fanfics que estão "dançando" na minha cabeça há um bom tempo.

Vou até salvar essa aula no Word, pra não esquecer! E fazer os exercícios, quano estiver com tempo.

Adorei a iniciativa, meninas! estão se saindo muito bem, quero acompanhar mais!

~KristenLane~

Anônimo disse...

Olá Senhoritas Mary e Sakura. Se ainda estiverem vendo este blog quero que saibam que gostaria de repassar todas as informações aqui presentes que aliás são muito boas! Estão de parabens!.

Desculpem-me, estou saindo do oco principal. Quero repassá-las no Nyah Fanfiction - claro que dando todo o credito a vocês, óbivio.

Vou tentar entrar em contato com um de seus e-mails... Desde já agradeço.

Minha conta no Nyah é esta:

http://fanfiction.com.br/u/132370/

Espero que saibam que já estou postando as idéias de vocês.

E para a informação de ambas eu estou sim colocando todos os devidos créditos a vocês e públicando o blogger pois eu não sou do tipo que plageia.

Desde já agradeço ^^