domingo, 29 de agosto de 2010

Sinopses


Por Mary e Sakura

(Esta aula foi sugerida por uma das leitoras do blog. Obrigada por contribuir com sua sugestão, Litaa-chan! ^^ ^^)

  Olá, ficwriters! Estão todos bem? Mary e Sakura falando!
  Você terminou de escrever uma história. Ótimo, agora é só publicá-la! E aí vem o primeiro problema: geralmente, os sites de fanfics pedem para você colocar uma sinopse (também chamada de “descrição”), que um pequeno trecho, escrito para chamar a atenção e despertar o interesse do leitor. Mas, como fazer uma boa sinopse? É disso que trata a aula de hoje!
  Antes de qualquer coisa, é necessário compreender o que é, de fato, uma sinopse. Sua função como já dito, é chamar a atenção do leitor, afinal, dificilmente alguém resolve ler alguma coisa assim, “do nada”; primeiro, ela precisa se sobressair. Precisa falar do que se trata a história, ou até deixar o leitor mais curioso, dando um toque de mistério. Uma boa sinopse é fundamental para que sua fanfic seja lida por várias pessoas. Afinal, quem aqui nunca desistiu de ler uma fanfic porque não se interessou pela descrição? Você não quer que as pessoas deixem sua história que você teve tanto trabalho para escrever de lado só porque não conseguiu chamar a atenção, não é? É para isso que serve a aula de hoje: para te ensinar a escrever uma boa sinopse e atrair a atenção do leitor logo de primeira.
  Vejam alguns tipos diferentes de sinopses:
 
    *Fazendo um resumo da história
    Sinopses que são um resumo de sua história são os tipos mais comuns encontrados. Fazer uma, em minha opinião [Mary], é bem simples: Você tem seu capítulo pronto, então pega os pontos mais importantes da história.
    Exemplo:

    "Katie andava pela rua escura, voltando para casa. Ela sabia que alguma coisa estava errada. Afinal, eram apenas quatro horas da tarde e estava em uma escuridão de breu. Ela estava quase colocando a mão na frente do rosto para ver se ainda enxergava quando pressentiu uma presença às suas costas. Virou-se, apavorada, e fitou olhos vermelhos, da cor do sangue. Estava olhando para um menino pálido, parecia que era da sua idade, mas com uma beleza indescritível."

    (Improviso super clichê da Mary)

    Bom, como poderíamos fazer um resumo disso?

    "Katie volta para casa, mas pressente que tem algo errado. O que aconteceu?" ou "Katie se vê no escuro, e encontra uma pessoa muito estranha. A começar por sua aparência. O que tem de errado?"

    No meu caso, eu gosto de colocar perguntas nas sinopses, elas instigam o leitor a tentar descobrir a resposta, levando-o a ler sua fanfiction.
    Nota: É evidente que sua fanfic não será assim tão pequena, portanto sua sinopse ficará maior; no entanto, evitem colocar coisas demais em seu resumo, para que não acabem por tornar a fanfic previsível e desinteressante.

  *Usando um trecho da própria fanfic
  Outro tipo de sinopse muito fácil de fazer (e bem rápido também, caso você a esteja escrevendo de última hora – o que não é nada recomendável) é aquele que utiliza um ou mais trechos da própria fanfic. É bem parecida com a sinopse de resumo, a diferença é que, bom, você não resume nada, apenas escolhe um trecho e coloca lá.
  O segredo é escolher um trecho que capte a ideia principal da fanfic e que possa despertar o interesse do leitor. Um bom exemplo desse tipo de sinopse é aquela que encontramos na contracapa de Crepúsculo e que, eu [Sakura] tenho certeza, muita gente conhece:

  “De três coisas eu estava convicta. Primeira, Edward era um vampiro. Segunda, havia uma parte dele – e eu não sabia que poder essa parte teria – que tinha sede do meu sangue. E terceira, eu estava incondicional e irrevogavelmente apaixonada por ele.”
(Sinopse de Crepúsculo, de Stephenie Meyer)

  Esse trecho foi escolhido por ser uma passagem principal da fanfic, que instiga a pessoa a querer ler mais para saber o que aconteceu a seguir.
  O importante a observar ao usar este tipo de sinopse é certificar-se de escolher um trecho que despertará a curiosidade da pessoa, e que demonstre um pouco do que a fanfic será, mas que ao mesmo tempo não dê muitos detalhes importantes, para que não torne fácil deduzir, sem ler, o que acontecerá na história – senão o leitor perderá totalmente o interesse em ler sua fanfic, e a ideia é justamente o oposto.
  No exemplo citado, é revelado que Edward é um vampiro, certo, mas francamente, quem não sabia disso? E, mesmo que a pessoa não soubesse, não são revelados detalhes sobre ele (como o fato dele ler mentes, ser “vegetariano” ou não se ferir ao sol), de forma que essa pequena revelação não afeta em nada a “emoção” da história. Agora, se a intenção fosse manter em segredo o fato de ele ser um vampiro, como uma forma de criar mistério e suspense, esse trecho jamais poderia ter sido selecionado como sinopse.

  *Usando trechos de músicas e poemas, ou frases famosas.
  Este outro tipo de sinopses é comumente usado em songfics, quando a pessoa coloca trechos da música em que se baseou. Por exemplo, se você fosse fazer uma fanfic inspirada na música Brick by Boring Brick do Paramore, a sinopse poderia ser assim:

Ela vive num conto de fadas
Algum lugar muito longe para encontrarmos
Esqueceu o gosto e o cheiro
Do mundo que ela deixou pra trás”

(Trecho traduzido de Brick by Boring Brick, da banda Paramore)

  Nota-se que não necessariamente você precisa pegar o refrão da música; deve-se escolher o trecho que mais combine com a fanfic e cause curiosidade.
  Mas atenção: esse tipo de sinopse não funciona para todo tipo de songfic, como muitos poderiam pensar. É necessário que a música não só sirva de “trilha sonora”, mas que esteja estritamente ligada à história em si, de modo a poder servir de descrição para a esta.
  Nota: Caso a música escolhida seja em outro idioma (inglês, japonês, espanhol, coreano, francês etc.), você deve colocar um trecho traduzido, afinal nem todo mundo é poliglota, ne?
  Você poderia escolher também um trecho de um poema que combine com sua fanfic, ou uma frase de outra pessoa (e, neste caso, é recomendável citar o autor da frase ou poema, embora não seja realmente obrigatório – o que é realmente obrigatório é só o uso das aspas).
  Exemplos:
Sentir primeiro, pensar depois
Perdoar primeiro, julgar depois
Amar primeiro, educar depois
Esquecer primeiro, aprender depois
(Mario Quintana)
  Essa estrofe de Mario Quintana seria perfeita para servir de sinopse para uma fanfic com o nome “Depois”.

  “As maldições não vão nunca mais além dos lábios que as proferem.
(William Shakespeare)

  *Com algumas poucas frases de impacto
  Ao contrário do que algumas pessoas pensam, uma boa sinopse não precisa ser necessariamente grande. Às vezes apenas algumas frases bastam para alcançar o objetivo de chamar a atenção do leitor. Para isso, é necessário escolher frases que causem um grande impacto e despertem o interesse da pessoa.
  Exemplo:
  “Se pudesse voltar atrás, se pudesse vê-lo mais uma vez, engoliria meu orgulho e lhe imploraria... ‘Fique comigo!’...”
(Improviso da Sakura)

Exercício
01)  Leia os parágrafos abaixo e, a partir deles, crie uma sinopse de resumo:
  “Eu estava sentada em um banco, segurando um livro cujo título ignorava. Mais um dos livros chatos escolares. Observava as crianças brincando, as pessoas batendo papo, gente vivendo. Só eu estava sozinha, excluída. A escola era um terror para mim, em todos os sentidos. Mas era fora de lá que começava. Essas pessoas que me ignoram mal sabem que devem suas vidas a mim.
    Pensando em como era injusto que eu não pudesse contar a ninguém sobre meus poderes e minha real identidade, levantei-me e segui para minha classe. A aula logo começaria, para minha grande 'felicidade'. Ninguém olhava para mim, era como se eu simplesmente não existisse. Eu não tinha amigos lá, mas há muito deixara de me importar. Ou, ao menos, fingira deixar de me importar. Eu olhava para o chão enquanto andava, e minha franja caía em meu rosto, sobre meus olhos. Em silêncio, lamentava-me de novo por estar tão sozinha, sem ninguém ao meu lado. Enquanto eu pensava nisso, uma brisa brincalhona agitou meus cabelos, tirando minha franja de meu rosto e fazendo-me sorrir comigo mesma, ao lembrar-me de que não estava, de fato, sozinha.”
(Improviso da Mary e da Sakura)

*Sugestão: Se quiser praticar um pouco mais, uma boa ideia é indicar uma fanfic que você tenha lido e gostado para um amigo, e fazer uma sinopse dessa fanfic você mesmo. Assim você pratica, e ainda ajuda o autor daquela fanfic.

  Esperamos que esta aula tenha sido útil e tenha esclarecido as dúvidas de vocês com relação às sinopses. Se tiver alguma dúvida, crítica ou sugestão, por favor, nos envie! Obrigada por lerem! ^^ ^^

4 comentários:

Unknown disse...

Eu gostei bastante! Estava mesmo precisando... Vou fazer o exercício!

Anônimo disse...

Há pouco tempo comecei a trabalhar mais na descrição de minhas fics, mas esses estilos que vocês apresentaram são mais interessantes dos que eu tenho usado. O que mais gostei foi o de trecho da fanfic - não, não por que é mais rápido (não sou tão preguiçosa XD), mas porque mata dois coelhos com uma cajadada só. A questão é achar um trecho que possa ser instigante e pouco revelativo para cumprir bem a função.

As aulas estão show de bola! Não parem, please!

~KristenLane~

Anônimo disse...

Adorei essas dicas. Pois sempre que ia escrever uma fanfic, eu ficava confusa com a sipnose, ajudou muito, obrigada.

Anônimo disse...

Uiiia! Divino meninas! Mucho bem feito e explicado o texto, realmente são dicas dignas *~* Tenho certeza de que ajudou e ajudará MUITA gente, tens uma paciência incrível para relatar tudo, criar exemplos e improvisos... Este blog merece ser lido muchas e muchas vezes.

Meus parabéns! A m e i !! Esperando as próximas aulas 8D

By. Liili *O*